Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Deputados do PR aprovam lei que limita volume em salas de cinema



Projeto agora segue para sanção ou veto do governador.
Se for sancionada, empresas que descumprirem lei podem pagar multa.

Do G1 PR
Salas de cinema devem exibir as fotos dos desaparecidos antes de cada filme  (Foto: Divulgação)Volume máximo para exibições será de 92 decibéis
(Foto: Divulgação)
Os deputados estaduais do Paranáaprovaram, na quarta-feira (24), um projeto de lei que prevê um volume máximo para o áudio das sessões de cinema no estado. De acordo com o texto, que segue para a sanção ou veto do governador, as projeções de até três horas de duração não podem ter volume de som superior a 92 decibéis.
De acordo com a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho nº 15, 92 decibéis é o limite suportado pelos ouvidos humanos para até três horas de exposição a ruídos contínuos ou intermitentes. Veja aqui a íntegra do projeto e a tabela do limite de decibéis por tempo de exposição.
A lei aprovada pelos deputados prevê também que os responsáveis pelas salas de cinema informem os espectadores, no início de cada sessão, sobre o teor da nova legislação. Em caso de descumprimento, as empresas podem ser multadas.
A fiscalização da lei vai ficar a cargo da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Ambiental. Conforme o texto aprovado, a legislação entrará em vigor assim que for sancionada. O texto não prevê prazo para adequação das salas.
Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no Twitter e no RSS.