Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Trabalhadores da construção civil denunciam Brookfield por má condições de trabalho

16/10/2012 - 09h09  
Da Redação
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, se reuniu nesta segunda (15) com as 20 empreiteiras que atuam nas obras da construtora Brookfield em Cuiabá, nas quais a entidade detectou diversas irregularidades cometidas contra trabalhadores.
De acordo com o sindicato, foram detectados a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), falta de café da manhã – cuja exigência está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho -, não pagamento do adiantamento quinzenal nem do vale combustível e o não pagamento do piso salarial, além do fato de as empresas estarem remunerando os trabalhadores apenas com o valor referente à produção, não sendo pago salário.
De acordo com Santana, a construtora, que foi responsabilizada, comprometeu-se a regularizar a situação. “Responsabilizamos a construtora Brookfield para que tome as providências necessárias, mas caso isso não seja feito, vamos recorrer à Justiça”, disse ele.
A medida vai atingir a cerca de 500 trabalhadores lotados nas obras do residencial Bonavita e Harmonia, localizados próximo ao shopping Pantanal.
O SINTRAICCCM vem denunciando sistematicamente o excesso de terceirizações que estão acontecendo no setor da construção civil, situação que tem agravado o quadro de desrespeito à legislação trabalhista, já que dificulta a fiscalização das relações de trabalho nos canteiros de obras.