Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de março de 2014

MTE faz mais de 100 autuações a mercados de Presidente Prudente

Foram verificados ambientes e maquinários da padaria, açougue e caixa.
Objetivo foi prevenir acidentes e verificar a ergonomia dos locais.


Carolina MescolotiDo G1 Presidente Prudente

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou uma operação durante todo o mês de fevereiro em supermercados e hipermercados de Presidente Prudente a fim de fiscalizar as condições do ambiente de trabalho dos setores de padaria, açougue e caixa em estabelecimentos com mais de 20 funcionários. Conforme o auditor fiscal do trabalho Sebastião Estevam dos Santos, a ação teve como objetivo é prevenir acidentes e verificar a ergonomia nestes locais.
“As equipes verificaram 23 empresas da cidade. Dos estabelecimentos averiguados, tivemos mais de 100 autos de infração com multas imediatas. A conclusão é de que há a necessidade da melhoria nas condições de trabalho, principalmente nos setores fiscalizados”, explica Santos.
Os maquinários também foram checados pelos fiscais do MTE, já que, segundo o auditor fiscal, são considerados de periculosidade, pois os equipamentos podem comprometer a integridade física dos trabalhadores. “A atenção deve ser redobrada no açougue e padaria, principalmente nas funções de produção e manuseio. Qualquer irregularidade pode causar um acidente de trabalho, comprometendo até a vida do trabalhador”, detalha.
A ergonomia também foi avaliada pelos fiscais. Os trabalhadores que atuam na função de caixa, segundo Santos, precisam ter um equipamento para o apoio dos pés e braços, além de manter uma distância adequada do monitor até a visão do funcionário. “A legislação trabalhista tem como objetivo defender o funcionário e também a empresa, auxiliando na prevenção de acidentes e evitando desgastes na saúde”, diz.
Os fiscais também tomaram ciência da jornada de trabalho dos funcionários. “Observamos o tempo de trabalho do funcionário e o período de descanso semanal que ele tem. É preciso atenção, já que um trabalhador cansado, agregado a diversas horas trabalhadas, corre o risco de se machucar”, enfatiza o auditor.
O MTE não divulgou os nomes dos estabelecimentos fiscalizados na operação, quantos apresentaram irregularidades e o valor das multas. O órgão informou apenas que a operação ainda está ocorrendo e que a fiscalização de rotina acontece em diversos mercados no decorrer do ano.
A intenção do ministério, futuramente, ainda conforme o auditor fiscal, é realizar vistorias em açougues e padarias de Presidente Prudente.