Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Amazônia concentra mais da metade de empresas com trabalho escravo no Brasi

l
Pecuária e produção florestal são principais atividades onde há trabalho escravo. Pará lidera ranking regional
Publicado Terça-Feira, 8 de Julho de 2014, às 08:01 | Fonte Portal Amazônia

 
Fiscais do Ibama encontram trabalhadores em regime de escravidão em atividade de desmate florestal. Foto: Nelson Feitosa/Ibama
MANAUS – Passados 126 anos da assinatura da Lei Áurea no Brasil, que aboliu a escravidão de seres humanos, ainda existem humanos – ou algo similar – que subjugam seus pares em nome da lucratividade na pecuária, produção florestal e agricultura. Estas são as três principais atividades econômicas onde atualmente estão 606 empregadores que mantêm pessoas em condição análoga à escravidão em todo o País. Deste total, 342 são pessoas físicas ou jurídicas nos estados da Amazônia, conforme levantamento feito pelo Portal Amazônia em dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
Os números foram divulgados nesta segunda-feira (7) e mostram que o Pará é o Estado da Amazônia que lidera a Lista Suja do Trabalho Escravo na região, com 162 empregadores (47% do total). O segundo lugar é ocupado pelo Mato Grosso (56 empregadores), logo antes de Tocantins (37), Maranhão (35) e Amazonas (24). Acre (8 registros), Roraima e Amapá – um caso em cada – são os últimos da lista na Amazônia.
auditor fiscal da Superintendência do Trabalho e Emprego em Rondônia, Juscelino Durgo, disse à reportagem do Portal Amazônia que o número de casos no Estado poderia ser maior. “Certamente nós temos muito mais empresas que praticam o trabalho escravo no Estado do que as que constam na lista. Só que a gente não consegue detectar porque há um receio das pessoas em denunciar pelo medo de serem perseguidas e também porque a demanda é maior que o número de auditores para fiscalizar”.
 
Denúncia é o principal ‘combustível’ do poder público para resgatar trabalhadores nesta situação. “‘Normalmente nós agimos com base em denúncias. É uma situação que não é fácil de identificar. Para fazer [fiscalização] sem denúncias precisamos ter um corpo técnico só para fazer monitoramentos, levantamento de situações. É um trabalho de investigação mesmo e nós não temos servidores para isso”, apontou Durgo, ao contar que são 40 auditores para fiscalizar 52 cidade em Rondônia. E 21 deles estão no órgão há pouco tempo e ainda passam por treinamento.
 
Direitos
 
Trabalho análogo à escravidão é caracterizado geralmente por retenção de documentos do trabalhador para que ele não saia do local; endividamento compulsivo onde o funcionário trabalha apenas para alimentar-se; e jornada exaustiva. São pessoas semi ou totalmente analfabetas e, consequentemente, sem conhecimento sobre os próprios direitos.
Empregadores identificados com trabalhadores em regime de escravidão recebem multas, perdem financiamentos públicos e têm a razão social inscrita na Lista Suja do Trabalho Escravo. Há empresas que não comercializam com fornecedores inclusos na Lista Suja.
*Colaborou Vanessa Moura, correspondente do Portal Amazônia em Porto Velho 

Nenhum comentário: