Pesquisar neste blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Ações de combate ao trabalho informal acontecem no Sertão de PE

06/10/2014 20h29 - Atualizado em 06/10/2014 20h36 - PORTAL G1

Até quinta (9) acontecem reuniões e emissão de Carteiras de Trabalho.

Em Lagoa Grande, 51,22% dos trabalhadores não têm carteira assinada

O município de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, recebe ações visando o combate à informalidade no trabalho. Desta terça (7) até quinta-feira (9), os moradores vão poder participar de uma palestra, reuniões e emitir a carteira de trabalho. As atividades são organizados pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) de Petrolina, também no Sertão.
De acordo com o auditor-fiscal do Trabalho do GRTE, Luciano Cortez, essas ações fazem parte de um plano nacional para reduzir a informalidade. “É um conjunto de medidas para combater fortemente a informalidade, pois os trabalhadores nessa situação não têm seus direitos assegurados como receber o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e assistência da Previdência Social”, explicou.
Na quarta (8), acontecerá uma palestra aberta à população para esclarecer sobre o Plano Nacional de Combate à Informalidade do Trabalhador Empregado (Plancite). O auditor-fiscal explica que o público poderá fazer questionamentos e emitir sua opinião. “É uma preparação para uma futura ação fiscal que realizaremos na cidade. Vamos buscar os trabalhadores rurais sem registro e autuar as empresas irregulares”, conta. O encontro será no Auditório do Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante (CETEP), na Avenida Central, nº 7, no centro da cidade, a partir das 9h30.
Segundo Cortez, a escolha de Lagoa Grande se deu pelo alto número de empregados irregulares no município. "Recebemos dados da Secretaria de Inspeção do Trabalho e do IBGE, que indicam que cerca de 51,22% do total de trabalhadores empregados em Lagoa Grande não têm carteira assinada, ou seja, estão na informalidade", esclarece.
Para reduzir o problema, na terça, a GRTE se reúne com sindicatos de trabalhadores rurais para recolher informações sobre os casos de irregularidade e para discutir estratégias que podem ser implantadas no município. Na quinta, acontecem reuniões com trabalhadores rurais do distrito de Vermelhos, onde os participantes, de forma individual, vão poder dialogar sobre o assunto e fazer denúncias.
Em paralelo às atividades, nos três dias, um veículo do Ministério do Trabalho e Emprego prestará serviços gratuitos para a população. O público poderá emitir a Carteira de Trabalho, além de receber orientações sobre o seguro desemprego. Nos dias 7 e 8 a unidade móvel ficará próxima ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Grande, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h. No dia 9, os serviços acontecem no Distrito de Vermelhos, no mesmo horário.
Para emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) os interessados devem apresentar uma foto 3x4 recente e um documento de identificação, que pode ser o RG, a Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Nenhum comentário: