Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Fiscais do trabalho embargam obra de ampliação do Elevado do Joá








06.11.2014 - 15h32
Auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE-RJ) embargaram hoje (6) a obra de ampliação do Elevado do Joá, que liga as zonas oeste e sul da capital fluminense. No local, os fiscais constataram situações de grave e iminente risco à saúde e à integridade física dos trabalhadores. As obras do elevado são de responsabilidade do Consócio Barra-São Conrado.
Segundo eles, foram encontradas instalações móveis sem proteção contra choque elétrico, ausência de sinalização de advertência noturna, escadas e rampas em escavações com mais de 1,25 m de profundidade. Também observaram falta de proteção coletiva em áreas com risco de queda de trabalhadores, além de materiais e sistemas de segurança em zonas de perigo de máquinas.
A Inspeção do Trabalho estabeleceu uma série de providências para o desembargo e a desinterdição. Serão lavrados autos de infração de acordo com a situação encontrada. Após requerimento do consórcio, a retomada das atividades deve ser precedida da emissão de Termo de Suspensão de Embargo e Interdição e de nova inspeção.
Com a ampliação, o Joá ganhará duas pistas paralelas às existentes. Cada uma terá 5 quilômetros de extensão, no sentido São Conrado-Barra.
Também foi embargada a construção da ciclovia na Avenida Niemeyer, onde os fiscais observaram irregularidades semelhantes, como ausência de aterramento dos equipamentos elétricos e inexistência de projeto elétrico nas instalações provisórias do canteiro de obras.
Por meio de nota, o Consórcio Barra-São Conrado informou que as interdições envolvem apenas duas frentes de serviço, que não trarão prejuízo ao cronograma de entrega da obra. Acrescentou que serão tomadas medidas para atender, no prazo determinado, todas as exigências.
Os trabalhos durarão dois anos. A conclusão estáa prevista para as vésperas das Olimpíadas. O elevado terá duas novas pistas, dois túneis, viaduto, ponte e ciclovia de 3 km, interligando São Conrado à Barra da Tijuca. A obra ampliará em 35% a capacidade viária no trajeto.
EditorArmando Cardoso
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Nenhum comentário: