Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ministério do Trabalho faz denúncia de condição de trabalho no IML Caruaru

Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/ Sinpol-PE)

MTE vê irregularidades como uso de 'hastes de guarda-chuvas em suturas'. 
Órgão irá ingressar com ação civil pública na Justiça do Trabalho, diz auditor.


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) denuncia a precária situação de funcionamento e condições de trabalho do Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o auditor fiscal Francisco Reginaldo, em recente visita à unidade, ficou constatado que "os instrumentos utilizados na necropsia dos corpos não são os previstos em lei; os servidores têm contato direto com o sangue dos corpos, uma vez que não usam luvas para a execução das atividades; as suturas são feitas com hastes de guarda-chuvas ao invés de com o material adequado". Além disso, o auditor afirma que alguns profissionais não recebem o adicional de insalubridade a que têm direito.

G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado, mas - até a publicação da matéria - não foi dado qualquer posicionamento ou previsão para solucionar a situação.
Um relatório está sendo concluído e, em breve, o MTE irá ingressar com uma ação civil pública na Justiça do Trabalho. "Assim, será exigido que o governo faça as adequações necessárias em um prazo estipulado", adianta Francisco Reginaldo.
Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/ Sinpol-PE)Estado de insalubridade do local é destacado pelo
MTE (Foto: Divulgação/ Sinpol-PE)
Estrutura inadequada
Representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco (Sinpol-PE) destacam que a unidade funciona em local improvisado e inapropriado para a atividade. "É um prédio adaptado, já que pertence ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e divide espaço com esse atendimento. Um complexo começou a ser construído em 2012, para a transferência das instalações, mas as obras foram paralisadas e não temos uma previsão para que a situação seja solucionada. Até foi disponibilizado e encaminhado recentemente alguns equipamentos novos para a unidade, mas não há espaço para a instalação desses. É um estado de insalubridade permanente. Um antigo freezer, que tem capacidade para até quatro corpos, precisa ser usado para acomodar até 10, por isso o cheiro forte é sentido da recepção", desabafa o conselheiro fiscal do Sinpol-PE, George dos Santos.

Nenhum comentário: